
O sono, enquanto um estado ativo do sistema nervoso, desempenha uma função restaurativa para o organismo, de conservação de energia e de proteção do mesmo, influenciando diretamente na qualidade da relação entre indivíduo e meio ambiente. A privação do sono, por outro lado, traz graves consequências cognitivas, físicas e fisiológicas para o ser humano, podendo determinar importante prejuízo de curto ou longo prazo nas suas atividades diárias.
O profissional de Psicologia e Neuropsicologia do Sono não somente compreende as mais variadas características do sono, como sua estrutura, bases neurobiológicas e funções, por exemplo, como atua na investigação e contribuição para a prevenção e promoção da qualidade do sono, bem como intervindo diretamente frente a aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais e neuropsicológicos nos distúrbios do sono e nos transtornos psiquiátricos e psicológicos que cursam com alterações do sono.
As Terapias Cognitivas e Comportamentais são baseadas em evidências e continuamente estudadas. A eficiência e as intervenções das TCCs, portanto, são cientificamente comprovadas (as intervenções específicas para os distúrbios de sono), inclusive diante de pensamentos e comportamentos desadaptativos referente ao sono. Atua, também, nos aspectos neuropsicológicos, emocionais e de personalidade que influenciam diretamente na qualidade do sono.
Léia Andrade | Psicóloga e Neuropsicóloga – CRP 02/18759.

